quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

CANTA E CAMINHA… (3ª etapa)

Prosseguimos o caminho, com mais algumas frases de Santo Agostinho a guiarem os nossos propósitos para 2016.

7- "Louvada seja a dança,que exige tudo e fortalece a saúde, uma mente serena e uma alma encantada." (excerto da oração Louvada seja a dança , de Santo Agostinho)

Dançar é uma das coisas que mais gosto de fazer. Já fiz ballet, contemporânea, folclore, zumba... Já participei em workshops de danças latinas, dança contemporânea, danças europeias, kizomba...Gosto de dançar! Ponto!  Mas tenho dançado pouco. Nunca fui muito de discotecas e também não tenho paciência para a música que se ouve -e é suposto dançar- na maioria delas (já para não falar nos horários de abertura das pistas). Infelizmente acabaram-se os bailes! E não estou neste momento inscrita em nenhum tipo de aula ou workshop. 
De qualquer forma, este ano quero dançar mais! Porque, como diz Santo Agostinho, faz bem à saúde do corpo, da mente e da alma! 

8- "A amizade é um dos elementos mais importantes para descobrir a presença de Deus, entre nós." e "Em tudo quanto é humano, não existe nada agradável sem amigos".
   
   É costume ouvir-se dizer que Os amigos são a família que escolhemos. E esta frase diz bem da importância da amizade para o ser humano. Também Santo Agostinho escreveu sobre a amizade e sobre como ela é presença de Deus na nossa vida. A verdade é que toda a atividade humana é mais feliz quando partilhada com aqueles a quem chamamos amigos
     Ao longo da vida vamos fazendo "amigos": uns mais chegados que outros; uns que o são por um período das nossas vidas; outros que chamamos de infância (os tais que, por mais anos que passem sem que os vejamos, parece que estiveram sempre por perto). Depois há os colegas: os de escola, os do trabalho, os dos vários grupos a que vamos pertencendo em atividades desportivas ou recreativas...e que muitas vezes ficam nossos amigos para o resto da vida.
    Também eu tenho amigos de várias fases da minha vida! E é verdade que não vivo a amizade com uns e outros da mesma forma. Mas fazem parte da minha história, da minha memória do meu caminho. E, por isso, tento preservar de alguma forma as ligações e os contactos que ainda existem. Porque a vida sem amigos seria, efetivamente, bem mais triste!

(continua...)
 

Sem comentários: