segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CANTA E CAMINHA…

Este texto começou a desenhar-se quando ouvi a notícia de que o Papa Francisco teria citado Santo Agostinho – e a sua frase “Canta e caminha…” - ao cumprimentar os jovens cantores que recentemente se encontraram no Vaticano para o 40º Congresso Internacional de Pueri Cantores.
Confesso que não conhecia esta expressão de Santo Agostinho mas acabou por não me surpreender, já que a necessidade de seguir em frente é uma constante dos seus sermões e discursos – “Se não puderes voar, corre; se não puderes correr, anda; se não puderes andar, rasteja… mas continua sempre em frente.” - bem como a importância que dá ao canto: dele conhecia a frase Quem canta, reza duas vezes…", que tão bem expressa essa realidade.

A verdade é que estava a precisar de uma inspiração para escrever sobre 2016, e aqueles propósitos que é suposto fazermos a cada novo ano, e ela surgiu com esta exortação de continuar o caminho, cantando…ou seja: apesar das coisas menos boas, e dos sinais negativos que vamos lendo no mundo, há que continuar em frente e, de preferência, com a alegria de que o canto é sinónimo. 
 
A curiosidade levou-me a pesquisar mais algumas frases deste Santo -cuja vida podem conhecer melhor aqui- e, a partir delas, refletir sobre aquilo que realmente importa. 
Durante esta semana vou partilhar convosco o resultado dessa reflexão, aos poucos, para que possam ir refletindo comigo, sem pressas...A verdade é que um dos "males" da nossa era é esta aparente falta de tempo, a forma como ele nos foge por entre os dedos e nos impede de fruir mais.   
Aqui ficam as primeiras três reflexões:

1  
1. "Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.
     
     Já conhecia esta exortação - "Ama e faz o que quiseres!" - mas não o seu desenvolvimento. E não posso estar mais de acordo: que bom era que tudo fizéssemos com amor...mesmo aquelas coisas que pouco associamos ao amor, como o gritar ou corrigir alguém. O AMOR é muitas vezes citado como o maior dos valores e é tão complexo e diverso nas suas manifestações que, de facto, é impossível viver sem ele. Com amor tudo faz real sentido!;

2- " A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las."
     
Esperança é uma das minhas palavras preferidas. É "redondinha", aberta, suave e, simultaneamente, forte e profunda. 
E gosto de me considerar uma pessoa esperançosa, que acredita em dias melhores e finais felizes. Tenho, há muito tempo, num placard do meu local de trabalho, a frase "Melhor que esperar é ter esperança!". Para alguns não fará muito sentido, porque não conseguem ver a diferença entre "esperar" e "ter esperança". Para mim faz, porque "ter esperança" implica agir...e mudar! Não, apenas, ficar à espera de...

Não sou pessoa  de grandes indignações, e às vezes peco por isso! Não sou de greves, manifestações, não faço questão de demonstrar a minha opinião ou convicção sobre muitos assuntos, não gosto particularmente de discutir/debater...mas reconheço que, por vezes, estas ações são necessárias! Não apenas para mostrar a nossa indignação face a uma situação que achamos injusta, mas sobretudo para nos motivarmos (ou motivar outros) e mudar a situação. E aí entra a CORAGEM que leva à mudança...

Não sendo indignada sou claramente inquieta: sinto muitas vezes que algo não está bem e que devia mudar. Haverá quem lhe chame insatisfação e o sentimento é um pouco esse. Mas, não sendo uma pessoa ambiciosa, gosto mais do termo "inquietude" do que "insatisfação". E, eu, inquieta me confesso!...assim haja coragem para mudar o que não está bem: primeiramente em mim e depois naquilo que eu puder contribuir para melhorar.

3- Canta e caminha...

Volto à frase inicial, e vou-me permitir desligá-la do contexto em que foi escrita, para falar de duas coisas que fazem bem ao corpo e à alma e que gostaria de fazer mais vezes este ano: CANTAR e CAMINHAR.  
Lá diz o povo que “Quem canta, seus males espanta!” e eu adoro cantar. Gostava de o fazer mais e melhor. Porque não aprender algumas técnicas vocais? Ou apenas cantar por cantar?...apenas e só porque me apetece!
Já de exercício físico não sou grande fã, embora reconheça o seu valor e tenha ao longo da vida praticado sempre alguma coisa. A verdade é que não faço nada do género há praticamente ano e meio e, tendo em conta que dificilmente serei apanhada pelo bichinho da corrida que está agora tão em voga, começar por umas caminhadas não seria nada mau. 
(continua...)

Sem comentários: