domingo, 13 de junho de 2010

Sr. Prior (1922-2010)

Peniche viu hoje descer à terra um dos grandes homens que conheceu.
Por estes dias o céu ganhou mais um santo e tenho a certeza que os anjos, tal como os homens na terra, bateram muitas palmas à sua chegada!
E Santo António (ou não fosse ele português), como está em dia de festa, não contente com a salva inicial, pediu mais palmas...e os anjos, os santos e os homens não se fizeram rogados e fizeram coro nesta saudação, que desatou em nós um misto de emoções, que nos levou das palmas às lágrimas...ambas merecidas por aquele que, para muitos, será sempre o "Sr. Prior", para outros o Padre Bastos e para alguns o Monsenhor. Denominações à parte, o reconhecimento é geral.
E pelo muito que fez, por amor,descanse em paz, Sr. Prior!
É o que se me oferece dizer, nesta hora...

(Foto de Pedro Tavares - http://porimagens.pt.vu/)

2 comentários:

maria disse...

Que se pode acrescentar? Peniche tê-lo-à sempre no coração.
maria

Marisa disse...

Até à Casa do Pai

"Quando penso no nosso querido Sr. Prior Bastos a imagem que me vem à cabeça é a de uma vela... Uma vela que se consome a si própria para dar luz aos outros. O Senhor Prior foi esta vela que se consumiu até ao fim por causa da Boa Nova de Jesus – a grande notícia de que Deus é nosso Pai e tem por cada um de nós (todos sem excepção) um amor infinito.
"Há gente fica na História da história da gente" canta a Mariza no seu fado "Chuva" e sem dúvida o Sr. Prior marcou profundamente a vida de milhares de pessoas e a minha também. Neste momento... um misto de emoções... sobretudo o espanto pela grandeza, generosidade, firmeza, fé e entrega deste grande Servo de Deus. Na presença dos restos mortais do nosso querido Sr. Prior tive a oportunidade de reflectir que, como diz o salmo, verdadeiramente através da vida deste homem "Deus visitou o seu povo". Peniche ganhou um Santo no céu! Durante mais de 60 anos ele foi espelho para nós do rosto de Deus, agora como diz S. Paulo "vê face a face".
Adeus meu (nosso) querido Senhor prior... (utilizando a expressão do meu amigo Pe. Rui) até ao nosso encontro na casa do Pai!