segunda-feira, 7 de abril de 2008

Zapping



Ontem à noite,por acaso,ao fazer zapping decidi-me pela RTP 1 e em boa hora o fiz...a partir das 22h00 passou a série "Conta-me como foi", que retrata a vida e o país desde 1968, tendo como fio condutor a história da família Lopes.
E, logo após, o novo programa conduzido por Maria Elisa, intitulado "E depois do adeus". No ar há cerca de dois meses, este último tem como objectivo relembrar individualidades ou acontecimentos que fizeram história. Era o caso ontem, já que o tema era o incêndio que destruíu o Chiado a 25 de Agosto de 1988. Passados 20 anos, tratava-se de saber o que levou àquela situação e o que foi feito desde então, até chegarmos ao Chiado de 2008. Excelente painel de convidados, num programa que reavivou imagens que na altura marcaram bem o imaginário português.
Para mim, que nasci em 1974, estes programas dizem-me muito.
O primeiro porque me dá a oportunidade de aprender ou reviver (consoante os casos)acontecimentos,formas de estar, de vestir, costumes e problemáticas da época e até objectos (ontem uma das cenas era uma corrida com carrinhos de rolamentos!!)que fazem parte da nossa história e das nossas memórias.
O segundo porque, para além de ter como nome o título da canção vencedora do Festival da Canção do ano em que nasci (muitíssimo bem defendida por Paulo de Carvalho), tem essa capacidade de nos trazer de novo à memória, pessoas ou acontecimentos de uma época que, de alguma forma, caíram no esquecimento. E o incêndio do Chiado foi uma das notícias que mais me marcaram...sei onde estava quando vi as primeiras imagens. Ao fim e ao cabo, já tinha 13 anos. E logo no dia a seguir morria Carlos Paião num trágico acidente de automóvel ocorrido na A1...

Sem comentários: