quarta-feira, 2 de abril de 2008

Livro: um amigo!


Hoje é Dia Internacional do Livro Infantil. Realizada anualmente desde 1967 é uma iniciativa do IBBY (INTERNATIONAL BOARD ON BOOKS FOR YOUNG PEOPLE).A escolha do dia 2 de Abril é uma homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, autor de vários contos célebres para a infância e juventude (O soldadinho de chumbo, A polegarzinha, O Rei vai nú, entre tantos outros...), nascido neste dia.

Não é demais lembrar a importância dos livros no crescimento integral dos indivíduos e, como "é de pequenino que se torce o pepino", na mais tenra infância é importante familiarizar os mais pequenos com os livros. E toda a criança gosta que lhe contem histórias...

O que não falta hoje é oferta diversificada nesta área: livros de papel, tecido ou cartão, com ou sem relevos, de texturas e até cheiros diversos, com janelinhas para abrir ou botões para premir...livros que vêm acompanhados por cds, mapas, dvd's, fantoches...livros com ilustrações muito diversas, mas cada vez mais originais...livros com muito para ensinar ou apenas histórias para contar.

O que importa é fazer do livro um grande amigo. E esse é concerteza um dos objectivos do dia que hoje assinalamos.

A Biblioteca Municipal de Peniche assinala a data com algumas sugestões de leitura...passe por lá e leve consigo uma criança. Dê-lhe a oportunidade de fazer mais um amigo: o livro.

Sem comentários: